Viação São João Batista

Fundada em 1955, a Viação São João Batista operava a linha Penha x Nova Iguaçu, com 19 ônibus, numerados de 1 à 19, sendo que o 12, era um lotação com “chassi esticado” para ônibus (ou seja, com motor externo) e todos os outros eram carrocerias Bons Amigos, com buzina a ar, no teto.



Em outras palavras foi empresa, pela discrição, que começou bem na parada com veículos zero e modelos tipo rodoviário, de uma porta.

Quem hoje vê a Nossa Senhora da Penha rodando entre Nova Iguaçu e a Penha, desconhece que antes do azul-e-vermelho iguaçuano “desfilar” na Marechal Alencastro e no bairro de Rocha Miranda, onde as ruas tem nome de pedras preciosas, desfilava uma outra iguaçuana cujas cores eram verde, amarelo e detalhes em vermelho. Era a Viação São João Batista.



A São João Batista operava somente a linha 551L, que ligava Nova Iguaçu ao bairro da Zona Norte do Rio.

Sua garagem era em Nova Iguaçu, na avenida onde todas as empresas de Nova Iguaçu, tinham garagem, na Avenida Nilo Peçanha, 133. No fim de sua existência, o verde-oliva predominou nas carrocerias dos monoblocos mercedes-benz O-364 e na dos Gabrielas. O vermelho permaneceu apenas no nome da empresa. Depois de alguns anos, entre as décadas de 70 e 80, teve outras linhas, entre elas a 737L, entre Belford Roxo x Engenho de Dentro e a 460S Itaguaí x Barrinha.



Em 1983, a empresa veio a falir e sua principal linha, a 551L Nova Iguaçu x Penha foi para a Viação Nossa Senhora da Penha.

A 737L passou a ser operada pela Expresso Pégaso, que manteve a razão social e o registro da São João Batista, RJ 198, mudando apenas o nome fantasia. A linha e a empresa era administrada pela N.S. da Penha que emprestava também seus motoristas e cobradores operando os carros com da Expresso Pégaso.



No final de 1983, com a criação da a linha 543L Nova Iguaçu x Méier Via Engenho de Dentro a linha 737L foi encurtada até Deodoro.

No final de 1992, a Pégaso, ganhou a concessão da 460S Itaguaí x Barra da Tijuca, transferindo a 737L e seus carros para a N.S. da Penha e ficando apenas com a linha de Itaguaí.



Linhas operadas pela Viação São João Batista:


551L Nova Iguaçu x Penha via Rocha Miranda
737L Belford Roxo x Engenho de Dentro via Deodoro


460S Itaguaí x Barra da Tijuca via Rio-Santos

* A linha 460S foi operada com ônibus da Expresso Pégaso, porém a razão social pertencia à Viação São João Batista Ltda, sendo alterado anos mais tarde para Expresso Pégaso Ltda.

Referências Bibliográficas


Bus Elite, Expresso Pégaso, Mobilidade Fluminense, RVDETC, Fichas de Ônibus, Cia de Ônibus, Fichas de Ônibus.
Tags : ,
[2][iconeI][style-1][LEIA TAMBÉM][As mais lidas até o momento]

Visitantes


Somos movidos pelo interesse de explorar os meios, modos e regras que integram o sistema de mobilidade urbana no Estado do Rio de Janeiro. O avanço tecnológico tem trazido mais dinamismo nas cidades, fazendo com que a população evolua e acompanhe esse avanço.

Buscamos obter informações, matérias, históricos e projetos de mobilidade e transformação urbana, assim como a realização de visitas técnicas em empresas, concessionárias e instituições relacionadas à Mobilidade Urbana do RJ, cuja perspectiva é abordar temas mais diversos e estar inteirado no que há de vir nos serviços de transportes.


Postagem em destaque

Luxor Transportes e Turismo - A Gigante da Baixada Fluminense

A Luxor Transportes e Turismo foi uma empresa polêmica, que ao longo de sua trajetória desencadeou reviravoltas que mexeram estruturalmente ...

Explorando Caminhos |🚦Perspectivas