MONNERAT | Duas Barras

O 2° distrito do município de Duas Barras, localiza-se na região serrana do estado do Rio de Janeiro, a uma altitude de 597 metros, e apresenta temperaturas médias de 8° no inverno e 25° no verão.


Monnerat é hoje cortada pela estrada RJ-116, ligando Nova Friburgo ao Centro-Norte fluminense. Em julho de 1819, cerca de dois mil suíços deixaram as montanhas geladas de seu país e embarcaram em Estavayer-le-Lac, no território helvético, em uma viagem pelo rio Reno em direção à Holanda. Ali ficaram acampados para aguardar os navios que cortariam o Oceano Atlântico rumo ao Brasil. 



Foto: Reprodução da internet

Em consequência das baixas temperaturas, da umidade local, da escassez de alimentos e péssimas condições de higiene, logo surgiram os primeiros doentes de malária, tifo e varíola.



Três meses depois de chegarem ao acampamento holandês, quase 400 suiços não sobreviveram à aventura. Em fevereiro de 1820, aportaram no Rio de Janeiro 1630 imigrantes suiços que subiram para as serras friburguenses.


Uma das primeiras famílias a pisarem nas terras do Morro Queimado, hoje Nova Friburgo, foram os Monnerat, que impegnaram a região serrana com os hábitos e cultura de sua terra natal. No município instalou-se a primeira colônia suíça do continente.



No final do século XIX foi uma importante estação de trem da Estrada de Ferro Leopoldina, onde grande parte da produção agrícola e pecuária da família foi por ali exportada através da firma Viúva Monnerat & Filhos.

Locomotiva chegando na Estação Monnerat - Foto: Reprodução da internet


Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Principais Asuntos

barcas (2) brt (2) Caminhos (11) cidades (11) corredores (17) destaque (5) empresas (19) exportado (14) extinto (3) ferrovia (6) ferrovias (11) guanabara (1) iconeI (2) iconeII (2) ilhagrande (1) intermunicipais (47) Localidades (29) Malha (9) metro (2) mobilidade (20) municipais (12) municipios (11) noticias (13) onibus (64) perigo (1) ramais (1) regiões (12) rotas (31) rotas1 (31) seletivos (12) staff (7) Terminais (12) transbrasil (1) trens (11) vlt (1)

Total de visualizações de página


Somos movidos pelo interesse de explorar os meios, modos e regras que integram o sistema de mobilidade urbana no Estado do Rio de Janeiro. O avanço tecnológico tem trazido mais dinamismo nas cidades, fazendo com que a população evolua e acompanhe esse avanço.

Buscamos obter informações, matérias, históricos e projetos de mobilidade e transformação urbana, assim como a realização de visitas técnicas em empresas, concessionárias e instituições relacionadas à Mobilidade Urbana do RJ, cuja perspectiva é abordar temas mais diversos e estar inteirado no que há de vir nos serviços de transportes.


As Mais Lidas

Postagens Recentes