MONNERAT | Duas Barras

O 2° distrito do município de Duas Barras, localiza-se na região serrana do estado do Rio de Janeiro, a uma altitude de 597 metros, e apresenta temperaturas médias de 8° no inverno e 25° no verão.


Monnerat é hoje cortada pela estrada RJ-116, ligando Nova Friburgo ao Centro-Norte fluminense. Em julho de 1819, cerca de dois mil suíços deixaram as montanhas geladas de seu país e embarcaram em Estavayer-le-Lac, no território helvético, em uma viagem pelo rio Reno em direção à Holanda. Ali ficaram acampados para aguardar os navios que cortariam o Oceano Atlântico rumo ao Brasil. 



Foto: Reprodução da internet

Em consequência das baixas temperaturas, da umidade local, da escassez de alimentos e péssimas condições de higiene, logo surgiram os primeiros doentes de malária, tifo e varíola.



Três meses depois de chegarem ao acampamento holandês, quase 400 suiços não sobreviveram à aventura. Em fevereiro de 1820, aportaram no Rio de Janeiro 1630 imigrantes suiços que subiram para as serras friburguenses.


Uma das primeiras famílias a pisarem nas terras do Morro Queimado, hoje Nova Friburgo, foram os Monnerat, que impegnaram a região serrana com os hábitos e cultura de sua terra natal. No município instalou-se a primeira colônia suíça do continente.



No final do século XIX foi uma importante estação de trem da Estrada de Ferro Leopoldina, onde grande parte da produção agrícola e pecuária da família foi por ali exportada através da firma Viúva Monnerat & Filhos.

Locomotiva chegando na Estação Monnerat - Foto: Reprodução da internet


Tags : ,
[2][iconeI][style-1][LEIA TAMBÉM][As mais lidas até o momento]

Visitantes


Somos movidos pelo interesse de explorar os meios, modos e regras que integram o sistema de mobilidade urbana no Estado do Rio de Janeiro. O avanço tecnológico tem trazido mais dinamismo nas cidades, fazendo com que a população evolua e acompanhe esse avanço.

Buscamos obter informações, matérias, históricos e projetos de mobilidade e transformação urbana, assim como a realização de visitas técnicas em empresas, concessionárias e instituições relacionadas à Mobilidade Urbana do RJ, cuja perspectiva é abordar temas mais diversos e estar inteirado no que há de vir nos serviços de transportes.


Postagem em destaque

Luxor Transportes e Turismo - A Gigante da Baixada Fluminense

A Luxor Transportes e Turismo foi uma empresa polêmica, que ao longo de sua trajetória desencadeou reviravoltas que mexeram estruturalmente ...

Explorando Caminhos |🚦Perspectivas