LAGOA DE CIMA | Campos dos Goytacazes

A 28 quilômetros do Centro de Campos dos Goytacazes, a Lagoa de Cima virou um dos principais pontos turísticos do município devido à tranquilidade e, principalmente, às belezas naturais, que encantaram até D. Pedro II, durante uma das passagens do monarca à região.


A lagoa deu nome à localidade fica no distrito de Ibitioca e é alimentada pelos rios Imbé e Urubu, ambos com suas nascentes no Parque Estadual do Desengano, na Serra do Mar. Ela deságua no rio Ururaí que tem sua foz na Lagoa Feia.


A Lagoa de Cima é abastecida pela confluência dos rios Urubu, Imbé e por três pequenos córregos, que juntos possuem uma área de drenagem de 986km², formando um espelho d'água com 14,95 km² de área, 18 quilômetros de circunferência, tendo aproximadamente quatro metros de profundidade.

Lagoa de Cima - Foto: Reprodução da internet


Grande parte da extensão da Bacia de Drenagem do Rio Imbé e Lagoa de Cima encontra-se dentro do Parque Estadual do Desengano, que conta com uma considerável cobertura de Mata Atlântica, sendo cerca de 68% da área da bacia pertencente a Campos dos Goytacazes, 31% a Santa Maria Madalena e 1% a Trajano de Morais. A Lagoa de Cima foi elevada a Área de Proteção Ambiental (APA) em 24 de dezembro de 1992, pela Lei Municipal n. 5.394.

Lagoa de Cima - Foto: Reprodução da internet


Tags : ,
[2][iconeI][style-1][LEIA TAMBÉM][As mais lidas até o momento]

Visitantes


Somos movidos pelo interesse de explorar os meios, modos e regras que integram o sistema de mobilidade urbana no Estado do Rio de Janeiro. O avanço tecnológico tem trazido mais dinamismo nas cidades, fazendo com que a população evolua e acompanhe esse avanço.

Buscamos obter informações, matérias, históricos e projetos de mobilidade e transformação urbana, assim como a realização de visitas técnicas em empresas, concessionárias e instituições relacionadas à Mobilidade Urbana do RJ, cuja perspectiva é abordar temas mais diversos e estar inteirado no que há de vir nos serviços de transportes.


Postagem em destaque

Luxor Transportes e Turismo - A Gigante da Baixada Fluminense

A Luxor Transportes e Turismo foi uma empresa polêmica, que ao longo de sua trajetória desencadeou reviravoltas que mexeram estruturalmente ...

Explorando Caminhos |🚦Perspectivas