VARGEM ALTA | Nova Friburgo

Localizada a vinte quilômetros do centro de Nova Friburgo, Vargem Alta é uma localidade pertencente ao distrito de São Pedro da Serra.


A localidade se destaca pela produção de flores; como cravos, rosas, crisântemos, bromélias e palmeiras ornamentais, fazendo do município de Nova Friburgo o segundo maior produtor de flores do Brasil, sendo superado apenas por Holambra, em São Paulo.



Em 1818 aproximadamente 100 famílias suíças, de maioria vindas do cantão – divisão semelhante aos nossos estados – de Friburgo, foram autorizadas para colonizarem os atuais munícipios de Nova Friburgo e Cantagalo, separados somente em 1820, quando Nova Friburgo se tornou uma vila.

Não somente de suíços que os friburguenses descendem. Há também portugueses – que serão de grande importância na história das flores friburguenses, como se explicará mais a frente –, alemães, austríacos, italianos, sírios e libaneses.



Vargem Alta - Foto: Reprodução da internet

Mesmo com esta mistura, a cidade é conhecida por ser a suíça brasileira, já que, como dito antes, são maioria, e por isto influenciam a população culturalmente. E estas características suíças são muito utilizadas pelo setor de turismo, como também essa descendência possibilita a proximidade com o país europeu, seja por associações ou por sua população.


Floricultura em Vargem Alta - Foto: Reprodução da internet

A floricultura é ocupação econômica predominante em Vargem Alta. Este setor da agricultura moderna pode se expressar mínimo no gráfico de Nova Friburgo, porém a floricultura, comparada com todas as estatísticas do estado, se torna representativa, sendo o segundo maior munícipio em número de estabelecimentos do tipo, o primeiro sendo a capital do estado.



Ela só se torna menos expressiva se comparado com o número total de estabelecimentos agropecuários, onde a floricultura ocupa pouco mais de 7% do total friburguense.


Destacando ainda mais a floricultura, Vargem Alta é conhecida por suas belas e lucrativas plantações de flores, porém não foi ele o primeiro.



A produção de flores de corte em Nova Friburgo teve início na segunda metade do século passado, quando famílias de origem portuguesa, entre elas Pinheiro e depois Siqueira, começaram o cultivo de rosas em Conselheiro Paulino.


Os descendentes suíços foram os que iniciaram este ramo agrícola no bairro, porém algumas características dete não facilita o bom escoamento, já que Vargem Alta é distante do Centro e menos urbanizado, além de longe das principais rodovias da cidade.



Sua paisagem é predominante natural. Há quase nenhuma verticalização, ou seja, a maior parte dos prédios deste bairro tem dimensão horizontal mais alargada.

Estrada do Stucky em Nova Friburgo

É pouco articulado com o centro da cidade, pois é uma das partes mais isoladas de todo o distrito. Esta é uma das justificativas por trás do pouco investimento dos governos anteriores e ainda reduzido empenho estatal neste setor econômico e espacial.

Estrada do Stucky em Nova Friburgo - Foto: FAOL


Tags : ,
[2][iconeI][style-1][LEIA TAMBÉM][As mais lidas até o momento]

Visitantes


Somos movidos pelo interesse de explorar os meios, modos e regras que integram o sistema de mobilidade urbana no Estado do Rio de Janeiro. O avanço tecnológico tem trazido mais dinamismo nas cidades, fazendo com que a população evolua e acompanhe esse avanço.

Buscamos obter informações, matérias, históricos e projetos de mobilidade e transformação urbana, assim como a realização de visitas técnicas em empresas, concessionárias e instituições relacionadas à Mobilidade Urbana do RJ, cuja perspectiva é abordar temas mais diversos e estar inteirado no que há de vir nos serviços de transportes.


Postagem em destaque

Luxor Transportes e Turismo - A Gigante da Baixada Fluminense

A Luxor Transportes e Turismo foi uma empresa polêmica, que ao longo de sua trajetória desencadeou reviravoltas que mexeram estruturalmente ...

Explorando Caminhos |🚦Perspectivas