SOLEDADE | Sumidouro

Soledade é onde nasce o rio Paquequer. Esta seria a última região a ser ocupada ao longo da história de Sumidouro. Mas isso não significa que haja um atraso com a relação as demais localidades nos dias atuais.



Pelo contrário, podemos dizer que Soledade representa a face moderna da agricultura sumidourense. Sumidouro demograficamente resistiu ao descalabro geral da Serra com a abolição e o declínio da cultura do café.


Contribuíram para este novo modelo alguns aspectos próprios, tais como:

- a expansão das lavouras em terras até então preservadas;
- a migração para áreas ainda não exploradas, tanto da população local como pessoas de municípios vizinhos;
- a distribuição da maioria da população na zona rural (84%), conhecidas como terras frias (localidades de Soledade, Campinas e Dona Mariana);
- a predominância da pequena propriedade e a mão-de-obra familiar.



Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página


Somos movidos pelo interesse de explorar os meios, modos e regras que integram o sistema de mobilidade urbana no Estado do Rio de Janeiro. O avanço tecnológico tem trazido mais dinamismo nas cidades, fazendo com que a população evolua e acompanhe esse avanço.

Buscamos obter informações, matérias, históricos e projetos de mobilidade e transformação urbana, assim como a realização de visitas técnicas em empresas, concessionárias e instituições relacionadas à Mobilidade Urbana do RJ, cuja perspectiva é abordar temas mais diversos e estar inteirado no que há de vir nos serviços de transportes.


As Mais Lidas

Postagem em destaque

Mobilidade nas Ruas: Distrito de Afonso Arinos (Comendador Levy Gasparian)

Localizado a aproximadamente 20 km da sede municipal, 30 km de Três Rios e 155 km do Rio de Janeiro, um dos atrativos do local é a Estação d...

Postagens Recentes