SOLEDADE | Sumidouro

Soledade é onde nasce o rio Paquequer. Esta seria a última região a ser ocupada ao longo da história de Sumidouro. Mas isso não significa que haja um atraso com a relação as demais localidades nos dias atuais.



Pelo contrário, podemos dizer que Soledade representa a face moderna da agricultura sumidourense. Sumidouro demograficamente resistiu ao descalabro geral da Serra com a abolição e o declínio da cultura do café.


Contribuíram para este novo modelo alguns aspectos próprios, tais como:

- a expansão das lavouras em terras até então preservadas;
- a migração para áreas ainda não exploradas, tanto da população local como pessoas de municípios vizinhos;
- a distribuição da maioria da população na zona rural (84%), conhecidas como terras frias (localidades de Soledade, Campinas e Dona Mariana);
- a predominância da pequena propriedade e a mão-de-obra familiar.



Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Principais Asuntos

barcas (2) brt (2) Caminhos (11) cidades (11) corredores (17) destaque (5) empresas (19) exportado (14) extinto (3) ferrovia (6) ferrovias (11) guanabara (1) iconeI (2) iconeII (2) ilhagrande (1) intermunicipais (47) Localidades (29) Malha (9) metro (2) mobilidade (20) municipais (12) municipios (11) noticias (13) onibus (64) perigo (1) ramais (1) regiões (12) rotas (31) rotas1 (31) seletivos (12) staff (7) Terminais (12) transbrasil (1) trens (11) vlt (1)

Total de visualizações de página


Somos movidos pelo interesse de explorar os meios, modos e regras que integram o sistema de mobilidade urbana no Estado do Rio de Janeiro. O avanço tecnológico tem trazido mais dinamismo nas cidades, fazendo com que a população evolua e acompanhe esse avanço.

Buscamos obter informações, matérias, históricos e projetos de mobilidade e transformação urbana, assim como a realização de visitas técnicas em empresas, concessionárias e instituições relacionadas à Mobilidade Urbana do RJ, cuja perspectiva é abordar temas mais diversos e estar inteirado no que há de vir nos serviços de transportes.


As Mais Lidas

Postagens Recentes