LARANJAIS | Itaocara

O território do atual distrito de Laranjais em Itaocara pertenceu ao município de Cantagalo, quando era atrelado ao distrito de Santa Rita do Rio Negro, e neste se localizava a Fazenda de Laranjeiras, vendida pelo Barão de São Clemente a Álvaro Ferreira de Morais e que foi, sem dúvida, o verdadeiro embrião do hoje 2° distrito de Itaocara, Laranjais.


O progresso de Laranjais foi vertiginoso, principalmente em função do desenvolvimento do Engenho Central, localidade que dista, apenas um quilômetro da sede do distrito e que fora comprada por Luiz Corrêa da Rocha.

Além da fabricação de açúcar, álcool, tecidos e balas (busi), que empregava grande número de mão-de-obra, ainda possuía ferrovia particular, serviço de abastecimento de água e energia elétrica própria, hospital, farmácia, cinema, hotel, armazém, clube social.


Engenho Central de Laranjais - Foto: Reprodução  da internet

Fica bastante evidente que as cidades da região serrana mais próximas da região metropolitana – Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo – com melhores vias de acesso e meios de transporte mais eficientes tiveram maior desenvolvimento, estabelecendo, assim, contrastes marcantes entre os municípios da área.


Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página


Somos movidos pelo interesse de explorar os meios, modos e regras que integram o sistema de mobilidade urbana no Estado do Rio de Janeiro. O avanço tecnológico tem trazido mais dinamismo nas cidades, fazendo com que a população evolua e acompanhe esse avanço.

Buscamos obter informações, matérias, históricos e projetos de mobilidade e transformação urbana, assim como a realização de visitas técnicas em empresas, concessionárias e instituições relacionadas à Mobilidade Urbana do RJ, cuja perspectiva é abordar temas mais diversos e estar inteirado no que há de vir nos serviços de transportes.


As Mais Lidas

Postagem em destaque

Mobilidade nas Ruas: Distrito de Afonso Arinos (Comendador Levy Gasparian)

Localizado a aproximadamente 20 km da sede municipal, 30 km de Três Rios e 155 km do Rio de Janeiro, um dos atrativos do local é a Estação d...

Postagens Recentes