Empresa Santa Terezinha - Transportando gerações da Fazenda de São Matheus

A Santa Terezinha liga Nilópolis à ao Centro de São João de Meriti e à Coelho da Rocha. Suas linhas tendem principalmente aos bairros de Vila Norma, Éden, Tomazinho e São Mateus.



Fundada em 16 de setembro de 1966,a Santa Terezinha tem sede no bairro Tomazinho em São João de Meriti.
Inicialmente operava apenas linhas ligando Nilópolis à Pavuna, até que nos anos 70 e 80 adquiriu linhas da Viação Esperança na Vila Humaitá e trocou outras com a Viação Aparecida.






A região onde hoje situa-se o município de Nilópolis e parte de São João de Meriti, compreendida pelos bairros situados entre a Via Light e a Estrada de Ferro Linha Auxiliar, pertencia à Fazenda de São Matheus, com sede proximo à atual Avenida Antonio José Bittencourt.



O atual município de Nilopolis, chegou a se chamar São Matheus

Com a denominação de São Mateus, o distrito foi criado pela Lei Estadual n.º 1.332, de 09 de novembro de 1916, subordinado ao município de Iguaçu. Cinco anos após a sua criação, passou a denominar-se Nilópolis, em homenagem à Nilo Procópio Peçanha, presidente do Estado do Rio de Janeiro que participou da cerimônia de inauguração da estação Engenheiro Neiva, atual Nilópolis.




A mudança nominal do então distrito, deu-se através da Lei Estadual n.º 1.705, de 06 de outubro de 1921.

Empresa Santa Terezinha

Linhas que pertencem à Santa Terezinha:

106I Nilópolis x São João de Meriti via Éden
107I Nilópolis x São João de Meriti via Nova Cidade
437I Nilópolis x Coelho da Rocha via Nova Cidade




Empresa Santa Terezinha
800 São João de Meriti x Vilar dos Teles via Tribunal
801 São João de Meriti x Éden via Caixa d'Água
802 São João de Meriti x Éden via Rua Jorge Nanhay
803 Vila Norma x Coelho da Rocha
805 São João de Meriti x Vila Humaitá





A linha 437I, que liga Nilópolis a Coelho da Rocha se sobrepõe a outras que ligam Coelho da Rocha e Vila Norma a São João e ainda faz frente com os trajetos feitos pela Transportes Flores que passam por Coelho da Rocha e Vilar dos Teles.



Dentre as linhas que servem ao município de Nilópolis, a 437I é a única da empresa e uma das únicas linhas intermunicipais que passam pelo bairro Nova Cidade.





A Empresa Santa Terezinha possuía as linhas João x Bacia e São João Grande Rio. Ambas foram trocadas com a Viação N.S. Aparecida na década de 70. Com a troca, a Santa Terezinha adquiriu as linhas São João (Circular - via Jorge Nahahy) e São João x Caida D'Água.




A Aparecida foi adquirida pela Empresa de Transportes Flores, que passou todas as linhas municipais do Grupo JAL para a Rio Douro, a única exceção foi a linha Jardim Nóia x São João, atual 201 Jardim Nóia x Shopping Grande Rio que continuou com a Planalto.



Nos anos 80, a frota era composta basicamente por Caio Gabriela, que foram passados para o setor municipal. Esses veículos permaneceram ativos até a chegada dos veículos no modelo Caio Vitória.





Alguns Vitórias e Apaches S21 tiveram som ambiente. A empresa deixou de adotar o uso do som por conta do ECAD (Escritório Central de Arrecadação de Direitos Autorais), que passou a cobrar uma taxa das empresas que possuem som ambiente nos ônibus, referente aos direitos autorais das músicas tocadas.





Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Principais Asuntos

barcas (1) brt (1) Caminhos (11) corredores (3) destaque (5) empresas (10) ferrovia (2) ferrovias (2) guanabara (1) intermunicipais (12) Localidades (29) Malha (7) metro (1) mobilidade (9) municipais (2) municipios (1) noticias (11) onibus (20) ramais (1) regiões (8) seletivos (3) staff (3) Terminais (12) trens (3) vlt (1)

Total de visualizações de página


Somos movidos pelo interesse de explorar os meios, modos e regras que integram o sistema de mobilidade urbana no Estado do Rio de Janeiro. O avanço tecnológico tem trazido mais dinamismo nas cidades, fazendo com que a população evolua e acompanhe esse avanço.

Buscamos obter informações, matérias, históricos e projetos de mobilidade e transformação urbana, assim como a realização de visitas técnicas em empresas, concessionárias e instituições relacionadas à Mobilidade Urbana do RJ, cuja perspectiva é abordar temas mais diversos e estar inteirado no que há de vir nos serviços de transportes.


As Mais Lidas

Postagens Recentes