Viação Paraíso Verde - O Verdinho de Guapi

Após a emancipação do município de Guapimirim em 1990, surge a Viação Paraíso Verde, pioneira no serviço de ônibus urbano do município. Fundada em 1996, iniciou suas operações em 1997.



No dia 14 de outubro de 1996 o Sr. Geronimo Cabral começava a trabalhar na elaboração dos documentos necessários para a abertura e operação da Viação Paraíso verde.




3ª pintura da Viação Paraíso Verde - Foto: Acervo Duardinho 058

Antes da existência da empresa, ele trabalhava na emissão do primeiro alvará e já havia realizado a compra dos ônibus na Transportes Oriental no Rio e os levado para Guapimirim.




A empresa foi finalmente fundada no dia 30 de dezembro de 1996, iniciando a contratação de seus primeiros colaboradores: O alexandre, Tília, Cassiano, Gilmar, Mário Cachorro, Carlinhos Conga, Pedrinho, Jorge Bigode, Mauri, Luciano, Alan, Irlanda, Paulinho, Alcenir, e assim foi...

Com um decreto dado pelo prefeito Sérgio Mauro, a empresa começou a rodar dia 17 de janeiro de 1997 às 05 da manhã.

Suas primeiras linhas eram: Citrolândia x Caneca Fina, Caneca Fina x Capim (atual Jardim Guapimirim) Paraíso x Barreira e Limoeiro x Km 14.



Em 1998 A empresa adquiriu da Viação Dedo de Deus duas unidades do Ciferal Padron Alvorada, que foram numerados 06 e 07. Posteriormente, o Alvorada 06 foi renumerado para 01. 
Com a vacância do número 06, a empresa numerou o Padron Rio também adquirido da Viação Dedo de Deus.



Ainda em 1998, a empresa adquiriu 4 veículos do modelo Sênior GV da encarroçadora Marcopolo. Os veículos de 1 porta numerados 08,09,10 e 11 eram na Viação Dedo de Deus utilizados nas linhas executivas em Teresópolis, que tiveram início em 1997 com a Linha circular Alto x Várzea.

Os 4 carros operavam com intervalos de 15 minutos. A frota executiva era composta pelos micros Sênior GV, com chassis Mercedes LO814, com 25 poltronas reclináveis e porta-pacotes. Tempos depois, as linhas foram extendidas, passando a atender os bairros do Comary e Soberbo, os ligando até a Várzea.






Linhas operadas atualmente:

Barreira x Citrolandia
Guapimirim x Citrolandia
Jardim Guapimirim x Caneca Fina
Jardim Guapimirim x Parque da Caneca Fina
Parada Modelo x Barreira
Paraíso x Limoeiro
Paraíso x Limoeiro (via Sapê)
Km 11 x Limoeiro




Parque Santa Eugênia x Guapimirim (Via Segredo)
Parque Santa Eugênia x Iconha
Parque Santa Eugênia x Iconha (via Segredo)
Vila Olímpia x Guapimirim (via Quinta Mariana)
Vila Olímpia x Guapimirim (via Prefeitura)



No início do novo milênio, a empresa recebe os primeiros carros 0km no ano de 2000. Os veículos do modelo Neobus Thunder+ foram numerados em 12 e 13. No mesmo ano foram numerados para 01 e 02. Ainda nesse ano, a empresa continuou na aquisição de micro ônibus, com a aquisição do modelo Sênior GV porta larga das cariocas Auto Viação Jabour e Caprichosa Auto Ônibus, veículos numerados 07, 14 e 15. O primeiro foi incendiado, os demais se tornaram 03 e 04 respectivamente.




Em 2002 chegaram cinco GLS Bus a Viação Paraíso Verde, oriundos da Transporte Oriental, do bairro de Campo Grande no Rio de janeiro. Os ônibus numerados de 1 a 5 foram com a missão de substituir os Ciferal Padron Alvorada, sendo estes os primeiros ônibus da empresa.



Uma curiosidade foi que a empresa manteve o layout da Oriental, visando uma nova filosofia de trabalho. As “Bicudas” como eram conhecidas na Paraíso Verde, eram muito bem aceitas, todos os motoristas gostavam de conduzi-la. Tais veículos foram desativadas no começo de 2013,quando deram lugar aos modelos de motor eletrônico.



Com o seu design inovador e uma frente robusta por causa do seu grande para-brisas, o ônibus caiu no gosto dos empresários. Quase todas as empresas possuíram ao menos um em sua frota.
Lançado em 1994, o Ciferal GLS BUS ( leia-se Grand Luxo Super Ônibus), foi desenvolvido a partir do MEGABUS de 1993 – um articulado muito utilizado pela extinta CTC, veio como substituição do modelo Padron Rio, outro sucesso da montadora.



Em 2003 e 2004 chegaram respectivamente os veículos numerados 16 e 17 do modelo Turquesa da encarroçadora Ciferal oriundos da Auto Viação Tijuca. Depois vieram os carros 09 (Ciferal Citmax) e 10 (Ciferal Turquesa).



A empresa continuou na renovação nos últimos anos dessa década. Em 2007 chegaram os 4 carros 0km Mascarello GranMicro e, os primeiros e únicos VW's da empresa. No ano seguinte foram adquiridos dois Spectruns, numerados 18 e 19 oriundos da Auto Viação Jabour.
Em 2010 chegou o Ciferal Citmax numerado 20, adquirido em um leilão de ônibus próximo à Itapemirim-ES. Anteriormente o veículo pertencia a frota da Caprichosa Auto Ônibus. Em 2012 integra a frota da empresa o Comil Svelto vindo da Viação Dedo de Deus.



Em 2013 a Viação Paraíso Verde adquiriu o modelo Neobus Mega 2006 (4ª geração). É o primeiro ônibus do tipo semi-urbano com motor traseiro com chassi Mercedes-Benz OH 1418 de 177 cavalos de potência e suspenção metálica. O ônibus possui uma ampla porta de embarque e desembarque , que facilita o acesso e tem 43 lugares, todas as poltronas são reclináveis.



Está foi a 4ª renovação feita pela empresa no ano de 2013. Ela já havia recebido um Ciferal Citmax oriundo da Santo Antônio Transportes de Niterói e 2 unidades do modelo Sênior Midi da Caprichosa Auto Ônibus.



Além dos Megas da Santo Antônio Transportes, a empresa adquiriu o mesmo modelo vindo da Expresso Garcia de Niterói. Tais veículos foram utilizados para o transporte universitário.

No dia 31 de março de 2014 a empresa inaugura uma nova linha no município de Guapimirim. A linha que liga o Parque Santa Eugênia (as Margens da Rodovia Rio-Teresópolis) até a localidade conhecida como Barreirinha (Local por onde subia o trem para Teresópolis). A inauguração ganha destaque por integrar o bairro Segredo, localidade que até então, não era atendida por nenhuma linha de ônibus.



Inicialmente quatro horários eram oferecidos por dia, funcionando a princípio de segunda a sexta em caráter experimental, podendo aumentar a oferta de viagens conforme a demanda.



Em 2015 a empresa adquiriu o seu primeiro ônibus com elevador PNE. O ônibus da montadora paulista Caio-Induscar, modelo Foz Super II, atendendo inicialmente a linha Parque Santa Eugênia x Centro via bairro Segredo, linha essa que circula por grande parte da cidade.



No dia 1º de Julho de 2015, a empresa promoveu um treinamento prático do elevador PNE aos seus funcionários, onde todos conheceram o equipamento e seu procedimento de operação.
Na mesma ocasião a empresa recebeu outros dois ônibus, um Neobus Spectrum City (nº 21) e um Marcopolo Sênior Midi (nº22), oriundos respectivamente das empresas Expresso Real Rio e Expresso Garcia.



No dia 3 de julho de 2015, é publicado no Boletim Informativo Oficial de Guapimirim o Pregão 024/2015 para a contratação de empresa para locação de 12 ônibus para transporte universitário, tendo a Viação Paraíso Verde se registrado para a concorrência no dia 28 de maio daquele ano.




A empresa operou até meados de abril de 2016, quando o contrato foi suspenso por falta de pagamento da prefeitura.


Marcopolo Viaggio G6 utilizado para Turismo e Trasnsporte Universitário

Em 2017 a Viação Paraíso Verde renova sua frota com cinco novos ônibus do modelo Neobus Spectrum City equipados com elevadores de acessibilidade oriundos da Expresso Real Rio em Seropédica.



Completando 20 anos de existência, atuando no transporte urbano em Guapimirim, a Viação Paraíso Verde, para renovar sua frota, adquiriu 05 ônibus da montadora gaúcha NEOBUS, modelo Spectrum City.



A escolha do modelo ficou por conta da porta de desembarque no meio do ônibus, que facilita ao condutor um melhor controle do fluxo de passageiros desembarcando.

Todos eles possuem elevador PNE da ORTOBRAS, aumentando para 06 o número de ônibus com acessibilidade, ou seja, 60% da frota em circulação. O salão também tem área reservada para acomodação de cadeira de rodas ou cão guia acompanhante e os balaústres do salão são tácteis e sinalizados.




Por dentro, a iluminação é toda de LED, oferecendo mais resistência e maior luminosidade. Com lotação de 31 lugares, os veículos apresentam uma nova identidade visual – Verde Brilhante – tornando a imagem da empresa mais jovem.

A princípio, os ônibus foram distribuídos nas linhas Jardim Guapimirim x Caneca Fina e Parada Modelo x Barreira.




Em Março de 2019 4 novos veículos chegam à empresa, substituindo parte dos veículos mais antigos da sua frota. Assim como os Spectruns, os novo ônibus obedecem às normas de acessibilidade, com o diferencial de possuir a porta central exclusiva para o ingresso de cliente com mobilidade reduzida equipada com elevador semiautomático.


Todos eles possuem elevador PNE da marca FOCA, no meio do veículo. diferente das aquisições anteriores feita pela empresa, o modelo possui 12,70m de comprimento, disponibilizando 39 lugares, 3 portas – desembarque pela porta traseira.
Por dentro, a iluminação é toda de LED, mais resistência e maior luminosidade, a vista do itinerário é da marca INOVA de cor branca. As poltronas são do tipo acolchoadas com encosto alto, garantindo mais conforto aos usuários.





Os veículos são do modelo Neobus Mega, oriundos da empresa Santo Antônio Transportes, sediada na cidade de Niterói. Estão escalados principalmente nas linhas que percorrem os bairros de Barreira, Caneca Fina, Citrolândia e o centro de Guapimirim.





Referências Bibliográficas

Relatos do Duardinho058, Relatos do Sr. Geronimo Cabral, Busoligia do RJ, Ônibus Brasil, Cia de Ônibus, Prefeitura Municipal de Guapimirim, OCD Holding, Terebus
Tags : ,
[2][iconeI][style-1][LEIA TAMBÉM][As mais lidas até o momento]

Visitantes


Somos movidos pelo interesse de explorar os meios, modos e regras que integram o sistema de mobilidade urbana no Estado do Rio de Janeiro. O avanço tecnológico tem trazido mais dinamismo nas cidades, fazendo com que a população evolua e acompanhe esse avanço.

Buscamos obter informações, matérias, históricos e projetos de mobilidade e transformação urbana, assim como a realização de visitas técnicas em empresas, concessionárias e instituições relacionadas à Mobilidade Urbana do RJ, cuja perspectiva é abordar temas mais diversos e estar inteirado no que há de vir nos serviços de transportes.


Postagem em destaque

Luxor Transportes e Turismo - A Gigante da Baixada Fluminense

A Luxor Transportes e Turismo foi uma empresa polêmica, que ao longo de sua trajetória desencadeou reviravoltas que mexeram estruturalmente ...

Explorando Caminhos |🚦Perspectivas