Instituições Recebem Donativos Arrecadados Durante O 9º Encontro De Busólogos Solidários Ao todo foram arrecadadas quase 400kg de alimentos e ração para cães e gatos.
O Centro de Recuperação e Reintegração Maanaim (Paracambi), a Associação Vida no Crescimento e na Solidariedade (Nova Iguaçu), o Projeto AMA – Acolhimento e Monitoramento Animal (Seropédica) e a Rede de Proteção aos Animais de Nilópolis foram as instituições agraciadas com os donativos arrecadados durante a nona edição do Encontro de Busólogos Solidários.
Ao todo foram arrecadadas quase 400kg de alimentos e ração para cães e gatos, além de calçados, utensílios, roupas, brinquedos, produtos de higiene e outros itens. A entrega foi realizada no último sábado (27/08). Segundo os organizadores, ao todo participaram do evento em torno de 100 pessoas, sem contar com funcionários das empresas envolvidas e outras tantas que participaram indiretamente, como aquelas que enviaram as doações de forma anônima.
“Essa foi uma edição totalmente atípica. Retomamos a realização do evento após dois anos por conta da pandemia provocada pela Covid-19 e mesmo assim conseguimos superar as expectativas. Óbvio que gostaríamos de poder estar podendo entregar mais donativos, mas assim como todos, também fomos afetados pela crise pós-pandêmica. Agradeço em nome de todos da organização e das instituições atendidas pelas pessoas que nos ajudaram nas redes sociais, divulgando e pedindo as doações. Também não há como deixar de agradecer aos nossos parceiros que cederam ônibus, brindes e doações. Que Deus os abençoe e até a próxima edição”, disse o idealizador e um dos organizadores, Luan Costa.
A ação realizada
Realizado no sábado, 13 de agosto, a 9ª edição do Encontro de Busólogos Solidários marcou a retomada do evento que, teve a sua culminância interrompida por dois anos, devido à pandemia provocada pela COVID-19, que impedia a aglomeração de pessoas.
Realizado por membros do Grupo Busologia do RJ, da Equipe de Pesquisa Mobilidade Fluminense e do noticiário Nilópolis Online, o 9º EBS contou com o apoio de diversas empresas e instituições públicas e privadas, sendo elas:
> Auto Viação Jabour
> Helena Tur
> Unirio Transportes
> Moovit
> Secretaria Municipal de Transporte de Nilópolis
> Guarda Municipal de Paracambi
> Divisão de Guarda e Vigilância da UFRRJ
Partindo da Cidade de Nova Iguaçu, os ônibus seguiram em comboio rumo à Seropédica, onde no Campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro capturaram a foto oficial com todos os participantes em frente ao P1, e em seguida deslocaram os ônibus para que estacionassem em logradouros da Cidade Universitária.
![]() |
Os participantes ali capturaram selfies e outras fotografias do edifício histórico e do campus, que possuem uma bela paisagem e preservam a história local. |
O comboio saiu às 12h rumo à Cidade de Paracambi – Portal do Vale do Café. Em Paracambi o acesso foi feito através da RJ-093, conhecida do Estrada dos Macacos, onde por vias locais a partir de Lages acessaram a RJ-127 Rodovia Prefeito Délio Bazílio Leal, chegando então ao Centro do município. Ali, os participantes desembarcaram e os ônibus seguiram para o Parque Municipal do Curió, onde ficaram estacionados até o final do encontro.
Em Paracambi, além da captura de fotos nas proximidades da Praça Cara Nova, foi também o momento de intervalo para o almoço de todos.
Às 15h uma caminhada levava todos até o Parque Municipal do Curó, onde além do bosque, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o prédio da antiga fábrica de tecidos, denominada Companhia Brasil Industrial, construída em meados de 1870 e tombada pelo INEPAC em 1985.
Após a realização do sorteio de brindes dentro do parque, houve o agradecimento aos participantes e às 17h o comboio se despediu, onde cada ônibus seguiu de volta aos pontos para desembarque.
Solenidade inédita
Após a chegada de todos, os participantes em Nova Iguaçu, a abertura do encontro foi dada por uma solenidade jamais vista num encontro de Busólogos. O parlamentar da Cidade de Nilópolis, Vereador Leandro Hungria chegou ao local e fez a entrega de honraria ao fundador do encontro, Luan Costa.
As instituições
Centro de Recuperação e Reintegração Maanaim
O Centro de Recuperação e Reintegração Maanaim, em Paracambi, está sempre de portas abertas não apenas para as famílias que precisam de ajuda mas, para aqueles que se identificam com o árduo trabalho de ajudar quem sofre por conta do uso abusivo de álcool e drogas.
O programa terapêutico tem a duração de 180 a 360 dias, em residência, acompanhado e supervisionado por profissionais capacitados na área de dependência química e envolve, respectivamente, três métodos de abordagem denominados “Programa Psicossocial (RDC 29 / ANVISA) ou Auto-analítico”.
Quem quiser estar colaborando com a instituição basta entrar em contato pelo telefone (21) 99313-6766.
Para maiores informações acesse: https://familiamaanaim.com.br/
Associação Vida no Crescimento e na Solidariedade (AVICRES)
O principal objetivo da Associação Vida no Crescimento e na Solidariedade (AVICRES) é promover o crescimento e desenvolvimento integral do ser humano, oferecendo-lhes acompanhamento educacional, psicológico, assistencial e saúde.
Todos os projetos educacionais da AVICRES são totalmente gratuitos, nenhuma família paga pela mensalidade e nem pelos custos dos materiais usados, durante o período em que as crianças e adolescentes estão matriculados. Com base na Pedagogia Holística, estes Projetos trabalham para que essas crianças e adolescentes tenham uma vida digna, longe das ruas e dos riscos sociais.
Maiores informações sobre e como ajudar a instituição, basta acessar https://www.ongavicres.com.br/
Projeto AMA – Acolhimento e Monitoramento Animal
O Projeto AMA é um projeto de extensão universitária que trabalha a conscientização a respeito dos temas que envolvem a proteção e os direitos dos animais, realizando atividades práticas de acolhimento dos animais errantes do Campus Seropédica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Promovendo a saúde do coletivo, saúde pública e aplicando medicina de abrigo, de modo a restabelecer a saúde desses animais resgatados, castração, imunização contra raiva e doenças infecciosas, além de Educação em saúde e sobre a guarda responsável. Os animais são encaminhados para adoção responsável mediante entrevista e acompanhados para garantir a dignidade que eles merecem.
Maiores informações sobre e como ajudar a instituição, basta acessar https://linktr.ee/projetoama.ufrrj
Rede de Proteção aos Animais de Nilópolis
A Rede de Proteção aos Animais de Nilópolis é um projeto de iniciativa popular que busca reunir protetores, tutores e todos aqueles que amam os animais e desejam atuar em defesa dos direitos dos animais, inclusive para arrecadar donativos para animais abandonados.
Atualmente atua em conjunto com a Ouvidoria da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos dos Animais da Câmara Municipal de Nilópolis.
Maiores informações sobre e como ajudar a instituição, basta acessar https://linktr.ee/rededeprotecaoanimal
Quer saber mais sobre o Encontro de Busólogos Solidários, ficar por dentro das ações realizadas e como ajudar?
Acesse: www.busologossolidarios.com.br