Rodoviária Coronel Manoel Marcelino de Paula (Cantagalo)

Localizada no Centro-Norte Fluminense, a cidade de Cantagalo integra a região Serrana do Rio de Janeiro.



O clima agradável divide a atenção com a hospitalidade dos moradores, que se empenham em preservar o bucolismo do município através de suas tradições culturais e religiosas.





Rodoviária de Cantagalo foi inaugurada, no dia 2 de outubro de 1982, com 5 plataformas.


Através do Decreto de Nº 3.277/2018, de 28 de agosto de 2018, revogou a permissão da Auto Viação Córrego Frio de operar as linhas municipais. Com isso, a partir do dia 16 de setembro daquele ano, as linhas Cantagalo x Porto Marinho e Cantagalo x São Sebastião do Paraíba (via Val de Graça), passaram a ser operadas pela Expresso Pinto e Palma Ltda, vencedora da Concorrência Pública nº 008/2014.






No mesmo dia, através do Decreto de Nº 3.278/2018, foi outorgada a concessão à Expresso Pinto e Palma, situada na Rua Nilo Peçanha, 147, a exploração do serviço de Transporte Público Coletivo de Passageiros no município de Cantagalo.



Com isso, a empresa passou a atender aos itinerários:



01 Cantagalo x São José
02 Cantagalo x Boa Sorte
2A Cantagalo x Euclidelândia
2B Cantagalo x Aldeia
2C Cantagalo x Usina
2D Aldeia x Euclidelândia
2E Euclidelândia x Boa Sorte
2F Cantagalo x Mangueira
2G Euclidelândia x Mangueira



03 Cantagalo x Santa Rita da Floresta
3A Cantagalo x Taquara
3B Cantagalo x Roseira
3C Roseira x Santa Rita da Floresta
3D Aldeia x Santa Rita da Floresta
3E Taquara x Santa Rita da Floresta




Auto Viação Córrego Frio

O nome vem em alusão ao Córrego Frio, um rio afluente do Ribeirão das Aldeias que nasce às margens da RJ-160 próximo à sede do distrito de Santa Rita da Floresta.




Linha Cantagalo x São Sebastião do Paraíba (Localidade cantagalense às margens do Rio Paraíba do Sul)

A localidade de Córrego Frio passou a ganhar destaque nos anos 90, a partir da construção da micro-bacia em Córrego Frio (graças a recursos do FUNDEC). Na mesma época, José Maria Huguenin, então presidente do Legislativo municipal, se empenhou pela transformação das localidades Homero Eccard e Córrego Frio em Vila, o que veio a colaborar para o desenvolvimento das mesmas.





O município de Cantagalo é cortado por diversas estradas estaduais, interligando o centro aos seus distritos.

RJ 160 – Totalmente asfaltada, liga à RJ 116 na cidade de Cordeiro à sede de Cantagalo. Prossegue contornando a sede do 2º distrito, Santa Rita da Floresta, até o entroncamento com a RJ 158 no município do Carmo, que dá acesso a BR 116 nas proximidades de Além Paraíba-MG.



Auto Viação Natividade operando a linha Nova Friburgo x Além Paraíba via Cantagalo

RJ 164 – Totalmente asfaltada ligando a sede de Cantagalo à RJ 116, passando pela localidade de São Martinho. Serve, principalmente, aos caminhões de cimento mais pesados.



Vista aérea da região central do
3° Distrito de Cantagalo, Euclidelândia
Foto: Prefeitura Municipal de Cantagalo
RJ 166 – Interliga o polo cimenteiro de Cantagalo e vai a localidade de Val de Palmas na RJ 116 até o 3º distrito, Euclidelândia. Pavimentada entre a RJ 116 e as fábricas Alvorada (Holcim) e Mauá (Lafarge). Sem pavimentação até a fábrica Votoram (Votorantim) em Euclidelândia.

RJ 152 – Asfaltada no trecho que liga Cantagalo a Itaocara passando pela sede do 3º distrito, Euclidelândia e o 5º distrito, Boa Sorte, servindo ao transporte cimenteiro. Sem pavimentação entre Cantagalo e o entroncamento com a RJ 148, passando pela cidade de Duas Barras.

RJ 170 – Rodovia totalmente sem pavimentação, ligando a RJ 160 à sede do 4º distrito, São Sebastião do Paraíba, passando pelo Bairro Novo Horizonte (BN) e pela vila de Campo Alegre.


Auto Viação Natividade

Através da Portaria DETRO-RJ 1080 publicada no dia 03 de julho de 2012, as linhas antes operadas pela Natividade, passarama ser operadas pelas viações Carmense e Brasil SA. A intervenção do Detro-RJ, órgão regulador do transporte no estado do Rio ocorreu devido às constantes reclamações dos usuários quanto à qualidade do serviço prestado pela empresa e do não atendimento às recorrentes solicitações para que seus problemas operacionais fossem solucionados.



Além da linha Nova Friburgo x Duas Barras, passando por Bom Jardim, os itinerários Jamapará x Nova Friburgo (via Carmo) e Jamapará x Carmo, passarram a ser atendidos pelas empresas Brasil e Carmense.



O Detro tornou pública a intervenção na empresa a partir do dia 4 de julho, a qual ficará em vigor pelo prazo de um ano a contar desta data.


A divisão das linhas ocorreu da seguinte forma:

Brasil SA
Jamapará x Nova Friburgo
Duas Barras x Nova Friburgo

Viação Carmense
SP71 Carmo x Jamapará



Atualmente fazem parada no terminal as linhas:

Brasil SA
Nova Friburgo x Campos (via Euclidelândia)
Nova Friburgo x Itaperuna

Expresso Pinto e Palma
S100 Cantagalo x Cordeiro

Auto Viação 1001
S109 Macuco x Nova Friburgo
S110 Nova Friburgo x São Sebastião do Alto
Trajano de Morais x Nova Friburgo
Santa Maria Madalena x Nova Friburgo
Cachoeiras de Macacu x Macuco
Rio de Janeiro x Santa Maria Madalena


Terminal Rodoviário Coronel Manoel Marcelino de Paula (Cantagalo) - Foto: Acervo David Freitas



Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Principais Asuntos

barcas (1) brt (1) Caminhos (11) corredores (3) destaque (5) empresas (10) ferrovia (2) ferrovias (2) guanabara (1) intermunicipais (12) Localidades (29) Malha (7) metro (1) mobilidade (9) municipais (2) municipios (1) noticias (11) onibus (20) ramais (1) regiões (8) seletivos (3) staff (3) Terminais (12) trens (3) vlt (1)

Total de visualizações de página


Somos movidos pelo interesse de explorar os meios, modos e regras que integram o sistema de mobilidade urbana no Estado do Rio de Janeiro. O avanço tecnológico tem trazido mais dinamismo nas cidades, fazendo com que a população evolua e acompanhe esse avanço.

Buscamos obter informações, matérias, históricos e projetos de mobilidade e transformação urbana, assim como a realização de visitas técnicas em empresas, concessionárias e instituições relacionadas à Mobilidade Urbana do RJ, cuja perspectiva é abordar temas mais diversos e estar inteirado no que há de vir nos serviços de transportes.


As Mais Lidas

Postagens Recentes