Rodoviária Coronel Manoel Marcelino de Paula (Cantagalo)

Localizada no Centro-Norte Fluminense, a cidade de Cantagalo integra a região Serrana do Rio de Janeiro.



O clima agradável divide a atenção com a hospitalidade dos moradores, que se empenham em preservar o bucolismo do município através de suas tradições culturais e religiosas.





Rodoviária de Cantagalo foi inaugurada, no dia 2 de outubro de 1982, com 5 plataformas.


Através do Decreto de Nº 3.277/2018, de 28 de agosto de 2018, revogou a permissão da Auto Viação Córrego Frio de operar as linhas municipais. Com isso, a partir do dia 16 de setembro daquele ano, as linhas Cantagalo x Porto Marinho e Cantagalo x São Sebastião do Paraíba (via Val de Graça), passaram a ser operadas pela Expresso Pinto e Palma Ltda, vencedora da Concorrência Pública nº 008/2014.






No mesmo dia, através do Decreto de Nº 3.278/2018, foi outorgada a concessão à Expresso Pinto e Palma, situada na Rua Nilo Peçanha, 147, a exploração do serviço de Transporte Público Coletivo de Passageiros no município de Cantagalo.



Com isso, a empresa passou a atender aos itinerários:



01 Cantagalo x São José
02 Cantagalo x Boa Sorte
2A Cantagalo x Euclidelândia
2B Cantagalo x Aldeia
2C Cantagalo x Usina
2D Aldeia x Euclidelândia
2E Euclidelândia x Boa Sorte
2F Cantagalo x Mangueira
2G Euclidelândia x Mangueira



03 Cantagalo x Santa Rita da Floresta
3A Cantagalo x Taquara
3B Cantagalo x Roseira
3C Roseira x Santa Rita da Floresta
3D Aldeia x Santa Rita da Floresta
3E Taquara x Santa Rita da Floresta




Auto Viação Córrego Frio

O nome vem em alusão ao Córrego Frio, um rio afluente do Ribeirão das Aldeias que nasce às margens da RJ-160 próximo à sede do distrito de Santa Rita da Floresta.




Linha Cantagalo x São Sebastião do Paraíba (Localidade cantagalense às margens do Rio Paraíba do Sul)

A localidade de Córrego Frio passou a ganhar destaque nos anos 90, a partir da construção da micro-bacia em Córrego Frio (graças a recursos do FUNDEC). Na mesma época, José Maria Huguenin, então presidente do Legislativo municipal, se empenhou pela transformação das localidades Homero Eccard e Córrego Frio em Vila, o que veio a colaborar para o desenvolvimento das mesmas.





O município de Cantagalo é cortado por diversas estradas estaduais, interligando o centro aos seus distritos.

RJ 160 – Totalmente asfaltada, liga à RJ 116 na cidade de Cordeiro à sede de Cantagalo. Prossegue contornando a sede do 2º distrito, Santa Rita da Floresta, até o entroncamento com a RJ 158 no município do Carmo, que dá acesso a BR 116 nas proximidades de Além Paraíba-MG.



Auto Viação Natividade operando a linha Nova Friburgo x Além Paraíba via Cantagalo

RJ 164 – Totalmente asfaltada ligando a sede de Cantagalo à RJ 116, passando pela localidade de São Martinho. Serve, principalmente, aos caminhões de cimento mais pesados.



Vista aérea da região central do
3° Distrito de Cantagalo, Euclidelândia
Foto: Prefeitura Municipal de Cantagalo
RJ 166 – Interliga o polo cimenteiro de Cantagalo e vai a localidade de Val de Palmas na RJ 116 até o 3º distrito, Euclidelândia. Pavimentada entre a RJ 116 e as fábricas Alvorada (Holcim) e Mauá (Lafarge). Sem pavimentação até a fábrica Votoram (Votorantim) em Euclidelândia.

RJ 152 – Asfaltada no trecho que liga Cantagalo a Itaocara passando pela sede do 3º distrito, Euclidelândia e o 5º distrito, Boa Sorte, servindo ao transporte cimenteiro. Sem pavimentação entre Cantagalo e o entroncamento com a RJ 148, passando pela cidade de Duas Barras.

RJ 170 – Rodovia totalmente sem pavimentação, ligando a RJ 160 à sede do 4º distrito, São Sebastião do Paraíba, passando pelo Bairro Novo Horizonte (BN) e pela vila de Campo Alegre.


Auto Viação Natividade

Através da Portaria DETRO-RJ 1080 publicada no dia 03 de julho de 2012, as linhas antes operadas pela Natividade, passarama ser operadas pelas viações Carmense e Brasil SA. A intervenção do Detro-RJ, órgão regulador do transporte no estado do Rio ocorreu devido às constantes reclamações dos usuários quanto à qualidade do serviço prestado pela empresa e do não atendimento às recorrentes solicitações para que seus problemas operacionais fossem solucionados.



Além da linha Nova Friburgo x Duas Barras, passando por Bom Jardim, os itinerários Jamapará x Nova Friburgo (via Carmo) e Jamapará x Carmo, passarram a ser atendidos pelas empresas Brasil e Carmense.



O Detro tornou pública a intervenção na empresa a partir do dia 4 de julho, a qual ficará em vigor pelo prazo de um ano a contar desta data.


A divisão das linhas ocorreu da seguinte forma:

Brasil SA
Jamapará x Nova Friburgo
Duas Barras x Nova Friburgo

Viação Carmense
SP71 Carmo x Jamapará



Atualmente fazem parada no terminal as linhas:

Brasil SA
Nova Friburgo x Campos (via Euclidelândia)
Nova Friburgo x Itaperuna

Expresso Pinto e Palma
S100 Cantagalo x Cordeiro

Auto Viação 1001
S109 Macuco x Nova Friburgo
S110 Nova Friburgo x São Sebastião do Alto
Trajano de Morais x Nova Friburgo
Santa Maria Madalena x Nova Friburgo
Cachoeiras de Macacu x Macuco
Rio de Janeiro x Santa Maria Madalena


Terminal Rodoviário Coronel Manoel Marcelino de Paula (Cantagalo) - Foto: Acervo David Freitas



Tags :
[2][iconeI][style-1][LEIA TAMBÉM][As mais lidas até o momento]

Visitantes


Somos movidos pelo interesse de explorar os meios, modos e regras que integram o sistema de mobilidade urbana no Estado do Rio de Janeiro. O avanço tecnológico tem trazido mais dinamismo nas cidades, fazendo com que a população evolua e acompanhe esse avanço.

Buscamos obter informações, matérias, históricos e projetos de mobilidade e transformação urbana, assim como a realização de visitas técnicas em empresas, concessionárias e instituições relacionadas à Mobilidade Urbana do RJ, cuja perspectiva é abordar temas mais diversos e estar inteirado no que há de vir nos serviços de transportes.


Postagem em destaque

Luxor Transportes e Turismo - A Gigante da Baixada Fluminense

A Luxor Transportes e Turismo foi uma empresa polêmica, que ao longo de sua trajetória desencadeou reviravoltas que mexeram estruturalmente ...

Explorando Caminhos |🚦Perspectivas