Serviço Especial - Lagoa-Orla


O Lagoa-Orla foi inaugurado em dezembro de 1995. Ele abrangia duas linhas circulares abraçantes, com tarifa especial, ligando inicialmente o Alto da Gávea ao Rio Sul:



S504 - Gávea x Botafogo via Epitácio Pessoa

Trajeto:
PUC > Leblon > Lagoa > Botafogo (Gal. Polidoro).

S505 - 
Gávea x Botafogo via Borges de Medeiros

Trajeto:

PUC > Jóquei > Lagoa > Humaitá > Botafogo (Voluntários da Pátria).


Trajetos originais e extensão até o Leme

Posteriormente a dupla foi esticada até o Leme, via Túnel Novo e Avenida Atlântica.


O itinerário fugia dos principais eixos de circulação interna da Zona Sul (Laranjeiras/ Cosme Velho, Copacabana/ Ipanema e Botafogo/ Jd. Botânico) e dava opção de deslocamento para os dois lados da Lagoa, além de passar por dentro de Botafogo.




O Serviço Especial Lagoa-Orla foi operado por 7 empresas, cada uma com 2 veículos:


Braso Lisboa
Vila Isabel
Real
Estrela Azul
Verdun (depois Transurb)
Alpha
São Silvestre
Amigos Unidos

As linhas eram operadas pelos modelos:

Carolina V MBB
Estrela Azul/São Silvestre/Vila Isabel/Braso Lisboa\Alpha)

Carolina V VW
Real/TAU

Senior G4
Verdun

Agilis 99
Alpha/Braso Lisboa

Senior GV
Transurb



A última renovação foi no final de 2000, com os Fratello da Real (41331/332). 

Embora a dupla fosse sob medida para deslocamentos curtos na Zona Sul, abrangendo um público disposto a pagar um pouco mais para ter conforto, houve vários fatores que contribuíram para sua extinção.



Um deles era o próprio esquema de operação:
A quantidade de empresas tornava quase impossível manter intervalos regulares, indispensáveis para um serviço seletivo. Sintomaticamente, em 2001 a tarifa já era a modal.



As linhas acabaram no segundo semestre de 2002:
















A Braso renovou os Agilis do Rio-Orla e simplesmente tirou os do Lagoa-Orla, sem maiores explicações. As outras empresas remanejaram os ônibus para as linhas regulares, enquanto a Real criou um booster entre a Lagoa e o Centro.
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Principais Asuntos

barcas (2) brt (2) Caminhos (11) cidades (11) corredores (17) destaque (5) empresas (19) exportado (14) extinto (3) ferrovia (6) ferrovias (11) guanabara (1) iconeI (2) iconeII (2) ilhagrande (1) intermunicipais (47) Localidades (29) Malha (9) metro (2) mobilidade (20) municipais (12) municipios (11) noticias (13) onibus (64) perigo (1) ramais (1) regiões (12) rotas (31) rotas1 (31) seletivos (12) staff (7) Terminais (12) transbrasil (1) trens (11) vlt (1)

Total de visualizações de página


Somos movidos pelo interesse de explorar os meios, modos e regras que integram o sistema de mobilidade urbana no Estado do Rio de Janeiro. O avanço tecnológico tem trazido mais dinamismo nas cidades, fazendo com que a população evolua e acompanhe esse avanço.

Buscamos obter informações, matérias, históricos e projetos de mobilidade e transformação urbana, assim como a realização de visitas técnicas em empresas, concessionárias e instituições relacionadas à Mobilidade Urbana do RJ, cuja perspectiva é abordar temas mais diversos e estar inteirado no que há de vir nos serviços de transportes.


As Mais Lidas

Postagens Recentes