Serviço Especial - Jacarés

Na metade dos anos 90, o Rio assistiu à expansão dos serviços especiais, operados por micros.








Concebidos para serem uma opção mais confortável aos ônibus comuns sem necessariamente apelar para a sofisticação dos frescões, sua configuração interna era diferente (menos bancos, de encosto alto) e a tarifa também: em 1997, quando a tarifa modal girava em torno dos 50 centavos, o preço médio era de 1,60. 

Nesse contexto surgem os Jacarés. Iniciados em 1995 pela Redentor, com a linha S751 Pechincha x Alvorada, aos poucos outras linhas foram criadas. No total, existiram os seguintes serviços: 

Iniciadas em abril de 1996

S706 - Curicica x Alvorada (Santa Maria)
S751 - Pechincha x Alvorada via Pau Ferro e Retiro dos Artistas (Redentor) 


Iniciadas em junho de 1996

S750 - Freguesia x Alvorada via Cidade de Deus (Litoral Rio)
S754 - Taquara x Alvorada (Barra) 



Houve modificações com o passar do tempo:

Inicialmente a S-750 era da Litoral com os carros 20152 à 20156 como os atuais Thunder +. Essa linha era uma variante da 750.

Em Janeiro de 1998 essa linha foi assumida pela Transportes Futuro e nesse mesmo ano, o carro 30141 sofreu um acidente onde teve perda total e o Grupo Redentor o substituiu por outro Senior GV LO 812 e vieram mais 2 para a S-754 que teve seu itinerário estendido até Sulacap.

Em 2000 passou a fazer ponto no Barra Shopping, atraindo o público de classe média para este centro comercial.





Com o tempo, a tarifa diferenciada acabou, junto com a pintura padronizada, onde todas as linhas passaram a ter o layout de suas respectivas empresas.

As linhas S750 (via Gardênia Azul) e a S751 passaram a ser operadas com Thunder: esta última quase 100% refrigerada. A demanda de ambas era boa, o que comprova o sucesso destas linhas de bairro.
Em 2003 a S-706 e a S-754 foram encerradas.


Em 2004 a S-750 recebeu sua primeira renovação de frota desde a sua inauguração com Thunder + LO 915.

Tags : ,
[2][iconeI][style-1][LEIA TAMBÉM][As mais lidas até o momento]

Visitantes


Somos movidos pelo interesse de explorar os meios, modos e regras que integram o sistema de mobilidade urbana no Estado do Rio de Janeiro. O avanço tecnológico tem trazido mais dinamismo nas cidades, fazendo com que a população evolua e acompanhe esse avanço.

Buscamos obter informações, matérias, históricos e projetos de mobilidade e transformação urbana, assim como a realização de visitas técnicas em empresas, concessionárias e instituições relacionadas à Mobilidade Urbana do RJ, cuja perspectiva é abordar temas mais diversos e estar inteirado no que há de vir nos serviços de transportes.


Postagem em destaque

Luxor Transportes e Turismo - A Gigante da Baixada Fluminense

A Luxor Transportes e Turismo foi uma empresa polêmica, que ao longo de sua trajetória desencadeou reviravoltas que mexeram estruturalmente ...

Explorando Caminhos |🚦Perspectivas