No último sábado (23), um grupo de Busólogos foi convidado a conhecer a estrutura e as instalações da Auto Viação Jabour, empresa de transportes que atua no deslocamento de linhas urbanas na Zona Oeste, Zona Norte e o Centro do Rio.
Os participantes se inscreveram para estar visitando a garagem através do site dos Busólogos Solidários, onde foram selecionados e contribuíram com a doação de pelo menos 2kg de rações para cães e gatos, que serão destinadas à Rede de Proteção Animal de Nilópolis e em apoio ao Projeto AMA da UFRRJ.
Durante a visita, os 23 participantes foram guiados pelo Sr. Tiago Brito Braga, Gerente de Manutenção da empresa auxiliado pelo tec. de segurança do trabalho, Willian Fagundes e pelo controle de manutenção sr. Jonas Oliveira, com o apoio do Sr. Francosco Batista, chefe de segurança da empresa. Os Busólogos Solidários tiveram a oportunidade de conhecer todos os setores operacionais e a responsabilidade de cada setor, onde de acordo com Tiago, todos trabalham com ênfase nas preventivas, onde o ônibus – principal produto de uma empresa do ramo – é tratado com o máximo empenho de todas as equipes envolvidas.
Após vários quilômetros rodados diariamente, ao retornarem à garagem, os ônibus passam por diversos processos de revisão, com a execução de manutenções preventivas e se necessário corretivas, abastecimento, e lavagem, estando apto para reiniciar o dia seguinte. Um processo que é realizado 24h por dia todos os dias em seus mais de 500 ônibus dos tipos micro, convencional e rodoviário que operam as mais de 30 linhas urbanas e 8 linhas executivas.
Além da revisão mecânica, os coletivos são inspecionados por profissionais que são peritos no que fazem, ainda durante o abastecimento, eles verificam todo o tipo de pane ou avaria que haja e direciona para o setor de acordo com a necessidade de reparo. Seja lubrificação, estofamento, lanternagem, pintura ou borracharia. A empresa conta ainda com o setor de tecnologia, responsável pela programação dos painéis eletrônicos, configuração de validadores, sistemas de segurança embarcada e monitoramento via GPS e câmeras.
Além da sua atribuição de transportar o coletivo, a empresa também cuida do coletivo, se preocupando com o meio ambiente e com a sociedade. Todos os resíduos gerados durante os processos de manutenção e limpeza (sucatas, metais, óleos, lâmpadas, papéis, vidros, tintas), são selecionados e destinados através de empresas credenciadas pelo INEA. Essas empresas levam o material e destinam à empresas ou entidades públicas que atestam a tecnologia aplicada ao tratamento e/ou destinação final ambientalmente adequada dos resíduos. Todo esse manejo é documentado através do Manifesto, documento emitido pelo INEA para monitorar a geração, o transporte e a destinação final dos resíduos gerados.
Com todo esse conhecimento adquirido, os participantes ficaram muito satisfeitos com tudo o que viram e aprenderam e já esperam por um novo encontro como este. A organização do Encontro de Busólogos Solidários afirma que haverá outras visitas como essa e convida a todos para estarem no 9º Encontro de Busólogos Solidários, que será realizado no dia 13 de agosto.
Após encerrado o guiamento pelas áreas administrativas, técnicas e de parqueamento, o encontro foi encerrado com a entrega de um certificado de agradecimento e brindes aos responsáveis Tiago e Willian, que dedicaram este dia em prol da solidariedade, onde os participantes tiveram muito conhecimento técnico e operacional agregados ao seu conhecimento.