THEODORO DE OLIVEIRA | Nova Friburgo

Teodoro de Oliveira, transpunha-se o divisor de águas a mais de mil metros de altura, pela Estrada RJ-116. O trecho entre a Boca do Mato (Cachoeiras de Macacu) e Teodoro de Oliveira (Nova Friburgo) possui traçado tortuoso e atrevido, córregos encachoeirados e vales profundos.

Na localidade havia a substituição da locomotiva de cremalheira pelas convencionais e começava a descida para o vale do Bengala, rio que corta a cidade de Friburgo. Os trens de passageiros nesse trecho foram desativados na década de 60. Quando o antigo trecho da rodovia na serra foi condenado devido a enormes deslizamentos de terra, aproveitou-se o antigo leito da ferrovia para construir a retificação. O pátio inativo e já sem trilhos e o viaduto sobreviveram até cerca de 1971, quando foram demolidos. A retificação foi inaugurada por volta de 1972.
Tags : ,
[2][iconeI][style-1][LEIA TAMBÉM][As mais lidas até o momento]

Visitantes


Somos movidos pelo interesse de explorar os meios, modos e regras que integram o sistema de mobilidade urbana no Estado do Rio de Janeiro. O avanço tecnológico tem trazido mais dinamismo nas cidades, fazendo com que a população evolua e acompanhe esse avanço.

Buscamos obter informações, matérias, históricos e projetos de mobilidade e transformação urbana, assim como a realização de visitas técnicas em empresas, concessionárias e instituições relacionadas à Mobilidade Urbana do RJ, cuja perspectiva é abordar temas mais diversos e estar inteirado no que há de vir nos serviços de transportes.


Postagem em destaque

Luxor Transportes e Turismo - A Gigante da Baixada Fluminense

A Luxor Transportes e Turismo foi uma empresa polêmica, que ao longo de sua trajetória desencadeou reviravoltas que mexeram estruturalmente ...

Explorando Caminhos |🚦Perspectivas