Embora seja o segundo maior distrito do município, com 118,819 km², São José do Turvo possui o menor número de habitantes, menos de mil.
Conservando algumas características rurais do século XX, encantando visitantes com belezas naturais e conjuntos arquitetônicos como a Igreja de São José no centro da Praça Genésio Soares. São José do Turvo, um distrito bem pitoresco ideal para quem quer descansar e passar momentos de tranquilidade.
Pelos idos de 1730, as terras onde se localiza o distrito de São José do Turvo, pertencia ao curato de Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre da Paraíba Nova, que os índios chamaram de Timburibá. Quando o curato foi elevado a freguesia em 1756, seus limites alcançavam também o futuro curato de Nossa Senhora das Dores do Além Paraíba, hoje Dorândia.
Formada no ano de 1933, em 1938 fora reconhecido como uma área administrativa de Barra do Pirai, através do Decreto-lei estadual nº 392-A31 de Março de 1938.
A estrada RJ-141 liga Dorândia a São José do Turvo, ambos distritos de Barra do Piraí. A estrada estadual é antiga e tem um traçado com muitas curvas, atravessando longos trechos de serra, está em péssimas condições, com a pavimentação totalmente irregular, levando o motorista a dirigir com cautela para preservar as condições físicas de seu veículo.