A 28 quilômetros do Centro de Campos dos Goytacazes, a Lagoa de Cima virou um dos principais pontos turísticos do município devido à tranquilidade e, principalmente, às belezas naturais, que encantaram até D. Pedro II, durante uma das passagens do monarca à região.
A lagoa deu nome à localidade fica no distrito de Ibitioca e é alimentada pelos rios Imbé e Urubu, ambos com suas nascentes no Parque Estadual do Desengano, na Serra do Mar. Ela deságua no rio Ururaí que tem sua foz na Lagoa Feia.
A Lagoa de Cima é abastecida pela confluência dos rios Urubu, Imbé e por três pequenos córregos, que juntos possuem uma área de drenagem de 986km², formando um espelho d'água com 14,95 km² de área, 18 quilômetros de circunferência, tendo aproximadamente quatro metros de profundidade.
Grande parte da extensão da Bacia de Drenagem do Rio Imbé e Lagoa de Cima encontra-se dentro do Parque Estadual do Desengano, que conta com uma considerável cobertura de Mata Atlântica, sendo cerca de 68% da área da bacia pertencente a Campos dos Goytacazes, 31% a Santa Maria Madalena e 1% a Trajano de Morais. A Lagoa de Cima foi elevada a Área de Proteção Ambiental (APA) em 24 de dezembro de 1992, pela Lei Municipal n. 5.394.